PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork

quarta-feira, 15 de julho de 2015

DOENÇAS E SINTOMAS DA TIREOIDE



Os hormônios da tireoide (ou tiroide) são essenciais para o desenvolvimento do sistema nervoso das crianças e para o controle das atividades metabólicas nos adultos, afetando a função de praticamente todos os órgãos do nosso corpo. As doenças da glândula tireoide são das mais comuns da prática médica.
Neste texto vamos explicar os sintomas da tireoide mal funcionante e as diferenças entre hipertireoidismo e hipotireoidismo.

Antes de seguirmos em frente, cabe aqui um importante esclarecimento: tireoide (ou tiroide) é um órgão e não uma doença. É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que têm tireoide, como se isso fosse um problema de saúde. Ora, tireoide todo mundo tem, ela é um órgão como são os rins, o coração, o pâncreas… Dizer “eu tenho tireoide” ou “estou com tireoide” é o mesmo que dizer “eu tenho cérebro” ou “eu estou com fígado”. Para fazer algum sentido, é preciso dizer qual é o problema que a tiroide apresenta, como, por exemplo, “eu tenho hipotireoidismo”, “eu tenho problemas na tireoide “ou “eu tenho uma tireoide que funciona mal”.

A tireoide é uma glândula em formato de borboleta, localizada na base do pescoço, à frente da traqueia e logo abaixo da cartilagem tireoide (mais conhecida como pomo-de-adão). A glândula tireoide produz dois hormônios chamados triiodotironina e tiroxina, mais conhecidos como T3 e T4, respectivamente. Esses hormônios são os responsáveis pelo metabolismo do corpo, ou seja, o modo como o organismo armazena e gasta energia.

Quando a tireoide funciona muito e produz hormônios em excesso, chamamos de hipertireoidismo. Quando funciona pouco ou quando ela não mais existe por ter sido removida cirurgicamente devido a um tumor, chamamos de hipotireoidismo.

Reforçando o conceito:
– Hipertireoidismo = doença causada pela produção excessiva de hormônios tireoidianos.
– Hipotireoidismo = doença causada produção insuficiente de hormônios tireoidianos.

SINTOMAS DA TIREOIDE

a) Sintomas do hipotireoidismo

A falta de hormônios tireoidianos, que é o hipotireoidismo, diminui nosso metabolismo e pode causar os seguintes sinais e sintomas:

Aumento do volume da tireoide, chamado de bócio.
Fraqueza, desânimo e cansaço fácil.
Intolerância ao frio.
Diminuição do suor.
Perda de cabelo (leia: CALVÍCIE | QUEDA DE CABELOS | Causas e tratamento).
Ganho leve de peso (hipotireoidismo não leva a grandes ganhos de peso).
Pele seca.
Unhas fracas.
Dor nas articulações.
Redução do paladar.
Anemia (leia: ANEMIA | Sintomas e causas).
Síndrome do túnel do carpo (leia: SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO | Sintomas e tratamento).
Constipação intestinal (prisão de ventre).
Aumento do colesterol (leia: colesterol HDL, colesterol LDL e triglicerídeos).
Alterações da menstruação (para mais ou para menos).
Infertilidade.
Disfunção erétil (leia: IMPOTÊNCIA SEXUAL | Causas e tratamento).
Perda da libido.
Redução dos pelos da sobrancelha.
Hipertensão (leia: HIPERTENSÃO ARTERIAL | Sintomas e tratamento).
Inchaços (em casos mais graves).
Coma (em casos graves e não tratados).
Para mais detalhes sobre os sintomas do hipotireoidismo, leia: SINTOMAS DO HIPOTIREOIDISMO e HIPOTIREOIDISMO (TIREOIDITE DE HASHIMOTO).

b) Sintomas do hipertireoidismo

Já o excesso de hormônios, chamado de hipertireoidismo, pode provocar os seguintes sinais e sintomas:

Aumento do volume da tireoide, chamado de bócio (pode ocorrer tanto no hipotireoidismo quanto no hipertireoidismo).
Excesso de suor, mesmo em locais não tão quentes.
Intolerância ao calor.
Fraqueza das unhas.
Coceira generalizada.
Pele ruborizada e úmida.
Cabelos mais finos e fracos.
Fraqueza muscular.
Proptose ocular (olhos esbugalhados).
Palpitações e arritmias cardíacas, principalmente fibrilação atrial (leia: FIBRILAÇÃO ATRIAL).
Colesterol baixo, principalmente o colesterol HDL.
Hipertensão.
Aumento da glicose no sangue.
Baqueteamento digital (alargamento das pontas dos dedos).
Cansaço durante esforços.
Alterações da menstruação (leia: 15 CAUSAS PARA MENSTRUAÇÃO ATRASADA).
Diarreia (leia: DIARREIA | Causas e tratamento).
Anemia.
Aumento do volume diário de urina.
Perda de peso.
Aumento da sede e da fome.
Osteoporose (leia: OSTEOPOROSE | Sintomas e tratamento).
Irritabilidade e ansiedade.
Depressão (leia: SINTOMAS DA DEPRESSÃO).
Amnésia.
Insônia.
Dificuldade de concentração.
Tremores das mãos.

SOBRE O AUTOR

Pedro alves

Blogger

Eu sou o fundador deste blog, se você gosta de meus Post , siga-me

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Website Traffic

Postagens populares